Edyl Lourenço

Sobre a empresa

Nascido em Sabará no dia 8 de julho de 1937, Edyl Lourenço é um profissional realizado, que ama o trabalho que faz: é fabricante de luxuosos estojos para instrumentos musicais.

Formado pela antiga Escola Técnica de Belo Horizonte - hoje Cefet - onde estudou marcenaria, Edyl conta que trabalhou como empregado por um curto período, na época. Depois de formado, exerceu seu oficio numa marcenaria, em Belo Horizonte e, dentro de pouco tempo, passou a ser dona dela, ao apostar numa sociedade. Essa sociedade durou de 1967 a 1975. Após ter sido desfeita, Edyl passou a trabalhar como marceneiro em obras, para as quais fazia e executava projetos. Em 1983, ao conseguir adquirir o próprio maquinário, voltou, então, a trabalhar em Sabará, onde montou sua firma.

Um dia recebeu, em sua oficina, a visita de Vergílio Lima, que precisava serrar uma madeira. Embora vizinhos, não se conheciam direito. Através desse contato, surgiu entre ambos uma amizade. Foi Vergílio quem sugeriu a ele que fabricasse estojos para instrumentos. Como musico que era, e ainda hoje - Edyl toca baixo elétrico e sempre fabricou seus próprios contrabaixos. Se interessou, de imediato, pela idéia. “Por que não colocá-la em pratica” explica ele, “uma vez que, no Brasil não havia bons fabricantes de estojo?” Tomando como molde um violão emprestado por Vergílio, fabricou, assim, seu primeiro estojo.

Seu trabalho foi, lentamente, sofrendo pequenas mudanças e aperfeiçoamentos, passando a ser procurado por fregueses do próprio Vergílio. A procura cresceu tanto que Edyl resolveu abandonar a marcenaria, passando a dedicar-se à produção de estojos.

Para alcançar esse feito, no entanto, foi preciso um longo e solitário trabalho. Incansavelmente, Edyl passava os dias entrando em contato com fábricas de tecidos, plástico e ferragem, pesquisando materiais e preços. Foi nessa época que Vergílio o apresentou a seu mestre, o japonês Sugiyama, responsável pelos violões mais caros do Brasil, para o qual ele fabricou 82 estojos. A partir dai, a lista de fregueses foi-se multiplicando e Edyl se orgulha de ter entre eles nomes como o de Milton Nascimento, João Bosco, Toninho Horta e Paulinho da Viola. Chegou a receber ate mesmo encomendas de um médico brasileiro, Celso Fortes de Almeida, adepto do Xamanismo, a medicina primitiva dos pajés. O médico levou estojos para uma tribo indígena em Dakota do Sul, EUA, na reserva indígena de Rosebud, a mesma das filmagens de “Dança com Lobos”.

Filho de Antônio Lourenço, construtor responsável, por várias obras de Sabará, como a Praça de Esportes, o Cine Bandeirantes e o Campo da Liga, Edyl pertence a uma família numerosa. Tem sete irmãos, dos quais apenas um não é sabarense. Tal como seu pai, já falecido, que nasceu em Lafaiete e veio para Sabará em 1931, ele adora futebol: foi campeão em Sabará, jogando pelo Comercial. Além do futebol e do trabalho, outra paixão de Edyl e a música. Durante 23 anos, foi contra-baixista do antigo “Candelabro de Ouro", famoso em Sabará. Hoje, participa do conjunto "Ponto Final”.

Atualmente trabalhando com seu filho, Eduardo,  Edyl afirma que tem, ao todo, mais de 8.000 estojos fabricados por encomenda. Ele tem uma enorme lista com os nomes dos compradores, os números dos estojos e os instrumentos neles contidos e, a cada 1000 estojos confeccionados realiza uma festa comemorativa. A razão de seu sucesso? Além da capacidade como marceneiro, o fato de ser desenhista e músico amador, como ele mesmo afirma, ajudaram bastante.

 

E é com grande esforço, trabalho e dedicação que chegamos até aqui produzindo os melhores estojos, de forma particular de acordo com a personalidade de cada instrumento, estabelecendo um nível superior de acabamento e durabilidade.

 

Objetivos da Empresa:

 

Fabricação e montagem de Estojos (Case), para:

Instrumentos Musicais

Armas de competição

Equipamentos de Vídeo e Fotográficos

Racks para periféricos

Equipamentos cirúrgicos

Jóias

Automobilismo

Diversos tipos de embalagens de Luxo.

Estojos e cases

Praticidade e segurança para seu equipamento

Tel: 31-3484-6859/3671-5804/

9156-7819

E-mai: estojosedyl@estojosedyl.com.br

Para falar conosco: